O solo e a Importância do Calcário.

O solo e a Importância do Calcário.

O solo é uma fina camada que cobre as rochas. … Basicamente o solo é o responsável pelo sustento de todos os seres vivos, uma vez que deve ser levado em conta o processo da cadeia alimentar. A fertilidade dos solos é resultado da decomposição de matéria orgânica como folhas, galhos, troncos e também de restos de animais.O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre pois, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, fornecendo água, ar e nutrientes, exerce, também, multiplicidade de funções como regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva .
Quase todos os solos brasileiros são ácidos, o que prejudica ou mesmo impede o desenvolvimento de qualquer cultura comercial. A principal função do calcário é corrigir esta acidez e fornecer dois importantes nutrientes, o cálcio e o magnésio.
Calagem é a etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.
O PRNT (Poder real de neutralização total) é um indicador que define o quanto do calcário reage em três meses. Como o cálculo da necessidade de calagem leva em consideração este índice, todos os calcários terão seus efeitos máximos em até 3 meses.
Estudo da Embrapa aponta que, em solos ácidos, plantas absorvem apenas 27% dos elementos que integram o adubo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *