Figo

Figo
Figo

O figo é uma das frutas consumidas desde a Antigüidade; a Bíblia relata que Adão, quando foi expulso do Éden, usou folhas de figueira para esconder sua nudez. Na verdade, a figueira é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, já que possui entre 3 e 10 m de altura. Devido ao fato de exigir pouco em relação à qualidade do terreno e se adaptar bem a diferentes climas, ela se alastrou por várias partes do mundo, inclusive no Brasil, através dos colonizadores portugueses no século XVI. O figo possui uma boa quantidade de sais minerais, destacando o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, importantes para a formação dos ossos e para o bom funcionamento do organismo. O fruto também possui uma quantidade significativa de vitamina C, além de combater inflamações no sistema respiratório e possuir ação laxativa suave. Em 1532, Martim Afonso de Souza introduziu a figueira no Brasil. Em 1585, segundo Fernão Cardim, São Paulo já produzia figos, entre outras culturas. Porém, foi com a imigração de europeus que a cultura teve maior impulso no Brasil, principalmente por parte dos italianos que, chegando a São Paulo, trouxeram a maior parte dos cultivares.

Figueira

Cita-se que a partir de 1920 é que realmente iniciou-se cultivo comercial de figueiras no Brasil. Na década de 1970, a região de Valinhos apresentava cerca de 2 milhões de pés de figueira, 500 produtores e cerca de 1000 hectares. Na década de 1980, houve uma queda diminuindo para cerca de 300 mil plantas, 110 produtores e 230 hectares. Este declínio foi devido à grande ocorrência de doenças e a concorrência com outras espécies frutíferas, que hoje está sendo revertido. Atualmente, está ocorrendo uma ampliação da região produtora de figos, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, especialmente na região Sul de Minas. A figueira adapta-se bem a diversos tipos de solos, porém de maneira geral, os solos mais apropriados são os solos areno-argilosos, bem drenados e com bom teor de matéria orgânica. O pH ideal para a cultura está em torno de 5,6 a 6,8.A propagação da figueira pode ser realizada por via sexuada e assexuada.

Figo

Entretanto, a propagação sexuada, ou seja, através de sementes, é utilizada exclusivamente em trabalhos de melhoramento genético A propagação assexuada é feita principalmente através de estaquia, embora também possam ser utilizadas a mergulhia (mergulhia de cepa e alporquia), a enxertia e a propagação através de rebentões ou de filhotes. Embora as brotações ou filhotes (rebentões) sejam um bom material propagativo, seu uso é bastante restrito, principalmente se as mudas forem provenientes de solos infestados de nematóides. A utilização de brotações oriundas do colo da planta, ou seja, rebentões, é proibida por lei na produção comercial de mudas, devido ao risco de disseminação de nematóides.A produção de mudas de figueira por estaquia é o principal método utilizado. As estacas podem ser enraizadas em viveiros, diretamente no pomar ou em recipientes.

Como plantar figo

Poda da Figueira

Aproveite quando o inverno estiver acabando e pode a figueira bem curta,deixe com duas ou três gemas somente. A sobra dos galhos pode ser usada para produção de mudas de figo, corte os galhos com 25 cm.

Galho Figueira

Raspe e cegue dois ou três olhos da parte mais grossa deste ramo,na ponta deixe um corte em diagonal. Pinte a ponta com tinta a base de agua para ajudar que o galhinho não desidrate.

Estarquia Figo

Plante em um saco de mudas , logo em seguida proteja o galho que ficou fora da terra com um saquinho plastico , destes de sorvetinho geladinho .

Regue e deixe em local sombreado apos alguns meses você terá uma nova planta , pronta para ser vendida ou replantada.

Muda de Figueira

Figo Como Planta Medicinal

Auxilia o tratamento das amigdalites, anemias, bronquites, calos, coqueluche, debilidade orgânica generalizada, escorbuto, gripes, intestino preso, resfriados, sardas, tosse e verrugas. – Possui componentes químicos como açúcares, mucilagens, pectina, resina, proteínas, aleurona, um fermento a ficina e furocumarina, o cobre e o ferro, indicados no tratamento de anemia. É considerado também um bom laxativo. Usos Medicinais: -Doenças da boca – comer o figo cozido em leite. Descascá-lo e picá-lo antes de cozer. -Calos – aplicar localmente o suco leitoso das folhas e ramos da figueira. -Caspa – macerar figo seco juntamente com sal e limão.

Uso Medicinal do Figo

Massagear o couro cabeludo com este preparado. –Constipação intestinal – recomenda-se substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária com figos. -Expectoração – cozinhar o figo, descascado e picado, em leite e um pouco de mel. Compor uma refeição com este preparado. -Infusão das folhas – é também recomendada. -Feridas – Aplicar localmente o suco de folhas de figo ou a pasta de figo. -Garganta – cozinhar o figo descascado e gargarejar com a água do cozimento. -Inflamações em geral – cozinhar o figo, descascado e picado, em água. Fazer refeições exclusivas deste preparado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *