Compostagem Orgânica
Compostagem domestica na maioria das atividades humanas são gerados resíduos orgânicos nos mercados , bares, restaurantes ,quiosques , podas municipais de arvores ,nos lares etc .E também no dia dia no trabalho rural ,restos de culturas, palhas e resíduos agroindustriais, dejetos de animais, os quais, em alguns casos, provocam sérios problemas de poluição.
Entretanto, quando manipulados adequadamente, podem suprir, com vantagens, boa parte da demanda de insumos industrializados sem afetar os recursos do solo e do ambiente. O aproveitamento dos resíduos agrícolas, industriais, urbanos e florestais pode ser processado simplesmente por meio de um processo chamado compostagem.
Na maioria das atividades humanas são gerados resíduos orgânicos nos mercados , , ,bares, restaurantes ,quiosques , podas municipais de arvores ,nos lares etc .E também no dia dia no trabalho rural ,restos de culturas, palhas e resíduos agroindustriais, dejetos de animais, os quais, em alguns casos, provocam sérios problemas de poluição. Entretanto, quando manipulados adequadamente, podem suprir, com vantagens, boa parte da demanda de insumos industrializados sem afetar os recursos do solo e do ambiente. O aproveitamento dos resíduos agrícolas, industriais, urbanos e florestais pode ser processado simplesmente por meio de um processo chamado compostagem.
Compostagem como fazer
A compostagem ocorre naturalmente no ambiente sendo referida como a degradação de matéria orgânica, o termo compostagem diz respeito a esta decomposição, porém está associada com a manipulação do material pelo homem onde em um processo aeróbio controlado, desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos, efetuada em duas fases distintas: a primeira quando ocorrem as reações bioquímicas mais intensas, predominantemente termofílicas ; a segunda ou fase de maturação, quando ocorre o processo de humificação .
Compostagem orgânica deve ser feita coletando os descartes orgânicos como: cascas de frutas e legumes, folhas, talos, etc. Procure deixar na pia da cozinha ou bem próximo e mantenha fechado para evitar que mosquitos botem ovos .Use 3 caixas plásticas que se encaixam uma na outra, a primeira e a segunda (chamadas de caixas digestoras) vêm com os fundos furados para dar vazão ao líquido e também, permitir que as minhocas passem de uma caixa para a outra, e a terceira é totalmente fechada, com uma torneirinha para retirar o adubo líquido. Na primeira caixa com o fundo furado coloca-se humos de minhoca, terra e algumas minhocas e material orgânico ,já a segunda fica vazia esperando cair o material decomposto pelos micro organismos e pelas minhocas, já a última caixa que fica rente ao solo é especifica para receber o liquido restante desta decomposição o (chorume )um excelente adubo liquido , onde deve ser retirado por meio de uma torneirinha acoplada a esta última caixa.
O que pode conter uma compostagem?
Os materiais utilizados para a compostagem podem ser divididos em duas classes, a dos materiais ricos em carbono e a dos materiais ricos em nitrogênio. Entre os materiais ricos em carbono podemos considerar os materiais lenhosos como a casca de árvores, as aparas de madeira, as podas dos jardins, folhas e galhos das árvores, palhas e fenos, e papel.
O que não pode conter uma compostagem!
Os materiais para compostagem não devem conter vidros, plásticos, tintas, óleos, metais, pedras etc. Não devem conter um excesso de gorduras (porque podem libertar ácidos graxos de cadeia curta como o acético, o propiónico e o butírico os quais retardam a compostagem e prejudicam o composto), ossos inteiros (os ossos só se devem utilizar se forem moídos), ou outras substâncias que prejudiquem o processo de compostagem. A carne deve ser evitada nas pilhas de compostagem porque pode atrair animais. O papel pode ser utilizado, mas não deve exceder 10% da pilha. O papel encerado deve ser evitado por ser de difícil decomposição e o papel de cor tem que ser evitado, pois contem metais pesados.
Como acelerar a compostagem
Na compostagem é normal utilizar uma mistura de materiais ricos em carbono com outros ricos em nitrogênio.
Os materiais ricos em carbono fornecem a matéria orgânica e a energia para a compostagem e os materiais nitrogenados aceleram o processo de compostagem pois o nitrogênio é necessário para o crescimento dos microrganismos. Genericamente, quanto mais baixa é a relação C/N ( carbono nitrogênio) mais rapidamente termina a compostagem.
Existe produtos que aceleram este processo pois contem microrganismos presentes em sua fórmula que agem proporcionando a adequação da flora microbiana do processo de compostagem ao concorrerem com microrganismos indesejáveis. Com isso, promovem a diminuição de maus odores e da quantidade de revolvimento para a sua aeração. O produto permite que o composto seja estabilizado em menor tempo e com melhor qualidade.
Irrigação
Como o processo de compostagem tende a ser um processo de secagem, devido ao calor provocar a evaporação de água, é conveniente iniciar o processo de compostagem nos valores superiores de umidade (50 a 60% p/p). À medida que se colocam as camadas dos materiais poderá ser necessário ir regando, caso não chova, durante os primeiros 14 dias de compostagem.
Umidade
No processo de decomposição da matéria orgânica, a umidade garanti a atividade microbiológica.
Isso porque, entre outros fatores, a estrutura dos microrganismos consiste de aproximadamente 90% de água e na produção de novas células, a água precisa ser obtida do meio, no caso, da massa de compostagem. Além disso, todo o nutriente necessário para o desenvolvimento celular precisa ser dissolvido em água, antes de sua assimilação
Aeração
O oxigênio é de vital importância para a oxidação biológica do carbono dos resíduos orgânicos, para que ocorra produção de energia necessária aos microrganismos que realizam a decomposição. Parte dessa energia é utilizada no metabolismo dos microrganismos e o restante é liberado na forma de calor.
Temperatura
Um dos fatores de grande relevância no processo de transformação da matéria orgânica é a temperatura do ambiente onde se realiza o processo.
De uma maneira geral, quando a matéria orgânica é decomposta o calor criado pelo metabolismo dos micro-organismos se dissipa e o material, normalmente, não se aquece. Todavia, na compostagem de resíduos orgânicos, em montes, ou em condições controladas, trabalhando-se com grandes massas, o calor desenvolvido se acumula e a temperatura alcança valores elevados, podendo chegar à cerca de 80 ºC.
Conclusões
Pode ser considerado um processo satisfatório do ponto de vista tecnológico para tratamento dos resíduos onde se consegue um excelente adubo orgânico. Viabilizando o aproveitamento de resíduos gerados, pois uma quantidade considerável de nutrientes estará retornando para o solo na forma mineral e orgânica, proporcionando melhorias químicas, físicas e biológicas melhorando assim a saúde no planeta.