Uso da Banana como remédio caseiro
A banana é indicada no tratamento contra a diarréia astênica, erisipela e afecções semelhantes. Na forma de xarope é especialmente indicada para bronquites, tuberculose e dispepsias.
Do pseudocaule se obtém uma seiva com ação antiofídica e antidisentérica e com ação contra patologias da bexiga, gonorréia, leucorréia, hemorragia uterina, laringite e as aftas, além de servir como reconstituinte e tônico capilar e muscular. A polpa tem ação emoliente e maturativo. O fruto maduro tem ação hemostática e vulnerária. O suco das flores é hipoglicemiante e usado no tratamento das afecções do sistema respiratório e, externamente, em infecções oculares. Como usar: -Asma: assar uma muda pequena da bananeira maçã, com raízes, cortar em rodelas, espremer para obter o suco, misturar com mel silvestre e tomar um cálice todos os dias. -Constipação Intestinal: comer a banana-nanica em jejum, crua, sem misturar com outros alimentos. -Desnutrição: a banana deve ser incluída na alimentação de convalescentes de desnutrição. -Obesidade: os obesos não devem abusar da banana porque ela possui alto teor calórico.
É recomendada a ingestão de uma ou duas bananas prata esporadicamente. -Paralisia: as bananas são indicadas no tratamento de pessoas com doenças neurológicas que levam às paralisias, por serem importantes fontes de vitaminas do complexo B, usadas no tratamento dessas patologias.