Veja como essa planta pode te ajudar no fortalecimento de sua saúde e bem estar:
Poejo
ajuda e facilita a respiração e relaxa é uma planta medicinal com propriedade digestiva, expectorante e antisséptica, sendo principalmente utilizada para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados e melhorar a digestão , dores reumáticas, acidez do estômago, enjoo e diabetes esta planta é muito aromática, sendo frequentemente encontrado em locais úmidos, à beira de rios ou riachos. Aqui segue um link de Cultivo, uso e manipulação de plantas medicinais feito pela Embrapa :
Clique aqui Embrapa
Qualquer mãe sabe que um chazinho de poejo é um santo remédio para as cólicas das crianças ,as folhas frescas podem ser aplicadas externamente para aliviar as irritações cutâneas e as picadas de insetos.
Como plantar o poejo:
O produtor pode comprar mudas ou propagar o poejo por rizomas, o mesmo processo que é feito com seu parente, a hortelã.Os rizomas (caules subterrâneos) podem ser cortados com cerca de 10 centímetros para o plantio direto em canteiros ou em recipientes para obtenção de mudas. Seja qual for a escolha, o rizoma deve ser totalmente enterrado no solo em uma profundidade de 2 a 3 centímetros. Apesar de gostar de bastante claridade, o poejo não vai bem se ficar exposto à incidência direta do sol.Opte por local que ofereça solo úmido e alcalino, de preferência áreas próximas a rios e lagos. É indicado mudar o lugar de cultivo a cada dois anos, a fim de evitar a normal queda de rebrote ou produção e a maior contaminação de doenças e ocorrência de pragas. Recomenda-se realizar o plantio durante a primavera ou o outono, embora o poejo possa ser cultivado o ano todo, desde que o solo apresente umidade suficiente para o seu desenvolvimento.Depende da fertilidade e do tipo de solo – quanto mais fértil e poroso, maior deve ser o espaçamento. As medidas recomendadas para o plantio são 0,2 a 0,6 metro entrelinhas x 0,2 a 0,3 metro entre plantas, o que permite à cultura obter rápida cobertura do solo. Faça o controle do mato no local do plantio e realize regas frequentes, sem encharcar o solo. Após cada corte ou colheita, é necessário realizar a adubação de cobertura, utilizando um composto orgânico de 3 a 5 quilos por metro quadrado de canteiro.O poejo pode ser colhido depois de três a quatro meses do início das etapas de plantio e em qualquer época do ano. Colhe-se até cerca de 90% das folhas da lavoura, cuja rebrota se dará a partir dos rizomas presentes na plantação. A secagem não pode exceder a temperatura de 40 ºC a 45 ºC, pois o poejo é uma planta aromática produtora de óleo essencial, substância que apresenta alta volatilidade.